Organização da Pesquisa, Extensão e Inovação na UP-Maputo
A Pesquisa na UP-Maputo organiza-se em Áreas (da Universidade) e Linhas de Pesquisa (das Faculdades e Centros). As linhas de pesquisa nas faculdades operacionalizam-se através dos Programas de Formação, Programas de Pesquisa e Projectos (de Pesquisa ou de Extensão).
Para efeitos de monitoria e avaliação, qualquer actividade de investigação em qualquer Unidade Orgânica deve ser reportada obedecendo os seguintes níveis:
Nível 1: Área da Universidade;
Nível 2: Linhas de Pesquisa das Faculdades e Centros;
Nível 3: Programas de Formação, Programas de Pesquisa e Projectos (de Pesquisa ou de Extensão) dos Departamentos e Núcleos de Pesquisa e de Extensão/Inovação.
As áreas orientadoras da UP - Maputo são:
A1- Educação (área de concentração e transversal);
A2- Tecnologias;
A3- Desenvolvimento Humano;
A4 - Trabalho e Profissões;
A5 - Ambiente e Energia.
As Faculdades e Centros da UP-Maputo materializam as áreas de pesquisa desenvolvendo linhas e programas de pesquisa e de formação, de acordo com as suas especificidades. Estas especificidades devem associar-se aos campos de saber desenvolvidos nas diversas faculdades, como sejam:
a) Educação e Psicologia;
b) Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes;
c) Ciências Sociais e Filosóficas;
d) Economia e Gestão;
e) Ciências Naturais e Matemática;
f) Ciências da Terra e Ambiente;
g) Engenharias e Tecnologias;
h) Desportos, Saúde e Bem-Estar.
Mapeamento de patentes da UP-Maputo
A UP-Maputo tem demostrado cada vez mais a sua imponência na prática cientifica através da transferência de tecnologias. Nesse sentido, as actividades de pesquisa desenvolvidas a nível dos programas da pós-graduação resultaram na investigação de produtos locais tendo culminado em duas patentes cientificas que se apresentam na tabela.
Ano |
Patente |
Descrição |
Observações |
2021 |
PATENTE 1: No367 Pedido Nº: 116714 Título: «New pharmaceutical compounds, methods and uses thereof» Cedentes: Universidade do Porto; Faculdade de Farmácia de Lisboa; Universidade Pedagógica de Moçambique; Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). Cessionário: BBIT-HERAPEUTICS, LDA Campo de Utilização: Uso na terapia do cancro Território: Todo mundo |
Uma composição farmacêutica para utilização no tratamento, inibição e/ou prevenção do cancro da mama e/ou do ovário. |
O Relatório de Pesquisa do Pedido de Patente pode ser consultado no seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/ujovpm72znhthf1/AABowoxfGdf7G1ZWP8kCiw8ba?dl=0 (ver os documentos D1 a D6)
|
2021 -2022 |
PATENTE 2: - 745/2022A. Desenvolvimento de suplemento alimentar à base de produtos naturais, denominado EKUME. Cedentes: MISAU e UP-Maputo Território: Moçambicano
|
EKUME designação esta que na língua Emakua significa "Saúde". É um produto (suplemento alimentar) desenvolvido à base de produtos naturais, nomeadamente: Farinha de milho - (300g), mapira - (130g), soja - (215g), amendoim - (100g), farinha de banana verde - (60g), farinha de malambe - (100g), sal - (5g) e açúcar - (70g). Um género alimentício que se destina a complementar e/ou suplementar o regime alimentar normal de um ser Humano. O suplemento possui composto com efeito nutricional ou fisiológico que podem ser isolados ou combinadas, apresentados na forma de cápsulas, comprimidos, pílulas, farinhas, entre outras formas. |
Feito o lançamento e entrega final do Suplemento e da marca EKUME ao MISAU, lançado a 31 de Agosto de 2021.
A produção científica resultou em um artigo científico no Prelo em via de publicação. O registo pode ser consultado no Boletim de Propriedade industrial número 165 de 15 de Janeiro 2023. |
Desenvolvimento de suplemento alimentar à base de produtos naturais, denominado EKUME.